De 3.500 a 3.100 A.C., no Egito,as egípcias tingiam as unhas. Naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. De secagem lenta,película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade (Além da composição nojenta, ainda saía ligeiro?aff --')
A cor, a princípio,era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza. (ah ta então eu seria nobre?uuui que chiiique!)
Um exemplo desta diferenciação ocorreu durante o reinado de Cleópatra.
A rainha, que não era tão bela assim (como retratam os filmes e tudo - geente eu me decepcionei quando descobri que ela era feia,mas vamos voltar ao que interessa né mesmo?!) , criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história,uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada. (que meeeeda!)
1.925 - Finalmente foi lançado o primeiro esmalte de unha: transparente e em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas. Para a responsável pela manicure na Metro Golden Mayer (MGM), então o estúdio de cinema mais popular dos Estados Unidos, Beatrice Kaye, os anos 20 e 30 eram os anos da manicure estilo meia lua. A cutícula era removida e a unha preenchida apenas ao centro. Mais tarde o esmalte seria aplicado à unha,mas não na meia lua junto à raiz (a lua). Nessa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativo, de cores fortes.
1.927 - A fábrica americana “Max Factor”[http://www.maxfactor.com/homepage.do] lança o Max Factor’s Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.
1.932 - Charles e Joseph Revlon, dois irmãos americanos, unem-se a um químico e criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.Nasce a marca Revlon. Eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.
1.970 - Começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda. No Brasil, Paulo e Edison Scroback (pai e filho) fundam a Impala, em São Paulo, empresa brasileira de esmaltes que se especializou no tratamento e beleza das unhas.
1.980 - Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de “fyber glass”. A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.
Mas falando de hoje mesmo, a maior tendência em matéria de unha é:
ESMALTES COLORIDOS!
Ok ok posso ter exagerado no letreiro --'
Mas tá em tudo quanto é unha! Verdes, as clássicas vermelhas, azuis, laranjas, amarelas, pink...
O que não falta é cor!!
Pode usar sem medo, porque é fashion, e proporciona a cada dia um look diferente!!!
São taaaaantos esmaltes, um mais perfeito que o outro, dá vontade de ter umas trinta mãos (ok exagerei de novo-dá um desconto, não me contive) pra usar vááários aos mesmo tempo!
E tem unha que é uma verdadeira obra de arte!!!
Aconselho a quem tem paciência (muita paciência) e talento ou dinheiro mesmo, a experimentar, pode crer que a cada gesto que você fizer vão parar sua mão pra olhar e dizer que seu esmalte é liiindo!
Mas vale a pena tentar em casa, os resultados podem sair muuuito fofos:
BjoO ;*
té logo ....